sexta-feira, 22 de março de 2013

Agatha Christie - O assassinato de Roger Ackroyd



O Assassinato de Roger Ackroyd (1926) de Agatha Christie, traz de volta Hercule Poirot. Este romance é considerado primeiro grande sucesso de Agatha Christie e uma de suas obras-primas, talvez porque a solução do seja, de facto, muito inesperada mas, por isso mesmo, muitíssimo interessante.

Tudo se passa numa pacata vila britânica, Kings About, onde impera a coscuvilhice e a vida alheia é o principal tema de conversa. A principal coscuvilheira é Caroline Sheepard, irmã do Dr James Sheepard relator desta história. O vizinho destes dois irmãos é Poirot!

Mrs Ferrars suicida-se dando azo a múltiplas conversas. 
Roger Ackroyd, homem importante e endinheirado da vila, parece perturbado e convida o Dr para jantar acabando por revelar-lhe o seu relacionamento com Mrs Ferrars e que esta matara o marido e estava a ser vítima de chantagem. No meio do seu relato, Ackroyd recebe uma carta (onde saberia quem era o chantagista). Roger Ackroyd é assassinado.

Poirot interessa-se pelo caso e com a ajuda do Dr Sheepard, investiga o crime.

A investigação é complexa e Poirot desconfia.

Só mesmo no final será revelado, pela perícia de Poirot, o verdadeiro autor do crime.



Na minha Biblioteca pessoal O assassinato de Roger Ackroyd corresponde à segunda parte do terceiro volume das Obras Completas de Agatha Christie publicadas na coleção Vampiro Gigante.

Sem comentários:

Enviar um comentário