segunda-feira, 11 de março de 2013

Agatha Cristhie - A primeira investigação de Poirot

Num dia qualquer de Janeiro (talvez num sábado) olhando com alguma atenção para as estantes à minha volta, surpreendeu-me, desagradavelmente, verificar que estavam bastante desarrumadas...procurei por ordem nalguns volumes e foi enquanto realizava estava tarefa que a minha atenção recaiu sobre alguns volumes das Obras Completas de Agatha Christie. Folheei, ordenei e desafiei-me a mim própria, a ler ou reler estas obras, mas pela ordem em que foram publicadas.
Assim A primeira investigação de Poirot foi a minha primeira leitura nesta coleção.

A Primeira Investigação de Poirot (“O Misterioso Caso de Styles”) é o título do primeiro livro de Agatha Christie, publicado em 1920. É neste livro que Hercule Poirot, famoso detetive belga, faz a sua aparição, juntando-se-lhe o seu amigo Hastings e o inspetor Japp, da Sctoland Yard.
A história é narrada, na primeira pessoa, pelo capitão Hastings e desenrola-se na mansão Styles Court, uma casa de campo, onde tem lugar a morte inesperada de Mrs Inglethorp, a proprietária. O que inicialmente parecia ter sido uma morte natural, em consequência de ataque cardíaco, depressa se transforma numa suspeita de assassinato por envenenamento. As primeiras suspeitas são lançadas pelo médico de família ao examinar o cadáver. Todos os habitantes e hóspedes da mansão são possíveis suspeitos.
A Hercule Poirot cabe desvendar o crime, descobrindo as informações que cada protagonista da história procura ocultar, descartando falsas pistas e analisando os pequenos detalhes que escapam a outros observadores. 
São as pequenas celulazinhas cinzentas a funcionar.
   
Na minha Biblioteca pessoal A primeira investigação de Poirot corresponde à primeira parte do primeiro volume das Obras Completas de Agatha Christie publicadas na coleção Vampiro Gigante.

Sem comentários:

Enviar um comentário